Natação um dos esportes mais completos


A natação é um dos esportes mais completos que existem, hoje. Os animais aquáticos mostraram aos homens que era possível se mover na água, sem submergir, e eles aprenderam a lição de tal forma, que na Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados.

Acreditou-se, durante muito tempo, que a natação ajudava a disseminar epidemias. Mas isso logo foi mudado e hoje é um esporte recomendado por médicos, fisioterapeutas e professores de educação física.

A natação pode ser feita em quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta.

O crawl é nadado de barriga para baixo, com batimento de pernas alternado, sendo que a força do movimento das pernas é de cima para baixo, e os braços se movimentam alternadamente. A respiração ocorre de acordo com a braçada.

O nado de costas é o "oposto" do crawl, é nadado de barriga para cima, como o próprio nome fala “de costas". O batimento de perna é quase igual, tendo como diferença a origem da força, que é de baixo para cima.

Muitos dizem que o nado de peito se assemelha ao de uma rã ou um sapo e foi inspirado nesses répteis.

No nado borboleta, ambos os braços devem ser trazidos à frente simultaneamente sobre a água e levados para trás, juntos. As pernas unidas fazem um movimento junto com o tronco em forma de ondulação.

A natação ajuda a melhorar o desempenho respiratório, além de contribuir de forma decisiva para um aumento da qualidade de vida.

O guia a seguir indicará quais os suplementos mais indicados e por que eles suprem as necessidades de um nadador.

- Suplementação para auxiliar na natação:

Sports drinks: É desaconselhado comer durante a prática de natação, mas é importante manter-se hidratado, pois o seu corpo perde muitos fluidos. Os sports drinks, além de manterem o corpo hidratado, são uma fonte importante de carboidratos, que deve ser a base da alimentação e suplementação de um nadador. O carboidrato é o responsável por dar energia à prática da atividade física. Além disso, os sports drinks fornecem eletrólitos, com minerais essenciais ao corpo do nadador e controla as trocas de água no organismo. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, estão presentes na composição dos sports drinks e são importantes na recomposição da perda desses eletrólitos durante a natação e apara a reidratação.

Dextrose: Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. Portanto, é importante para o nadador manter uma dieta rica em carboidratos. Porém, nem sempre ele consegue ingerir a quantidade necessária por meio dos alimentos. A suplementação com dextrose é importante, pois esta é uma rica fonte de carboidratos. A dextrose, mais conhecida como glicose, é a principal fonte de energia do corpo, e é considerada um carboidrato simples, pois é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato.

Glutamina: É usada pelo corpo para manter o sistema imunológico fortalecido. A glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para o pós-treino e pós-competição, sendo importante para a recuperação muscular. É importante ganhar massa e fortalecer os músculos para ganhar mais potência nas braçadas. A glutamina supre as necessidades que o corpo tem de aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular e manter o seu sistema imunológico fortalecido. Músculos fortalecidos geram a força que você precisa para ter um melhor rendimento nas piscinas.

Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Whey protein: Se deseja ganhar músculos, você precisa de proteína. Whey protein é a proteína de maior qualidade e de maior valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante a prática da natação. Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos em whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. Além de tudo, o whey protein não pesa no estômago e é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas de que precisa sem afetar a sua performance.

Barras protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser levadas com o nadador para ser ingerido antes de entrar na água ou durante o tempo de aula ou de treino para ajudar a manter o metabolismo acelerado. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver na água ou pronto para entrar nela pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas, além de uma excelente fonte de proteína, que é essencial para o crescimento muscular. Essas barras são muito práticas, por isso podem ser levadas para qualquer lugar.

Guaraná: Fornece energia para o corpo, mantendo excelente nível de performance durante a prática da natação. Além disso, mantém você ligado na partida por ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a ficar mais concentrado nos movimentos das braçadas e a ter uma melhor noção de espaço dentro da sua raia. O guaraná ajuda também a manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo. Mas, tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

Termogênicos: São ideais para quem deseja um suplemento para auxiliar na perda de peso junto com a prática da natação. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Através da ação termogênica, seu metabolismo se manterá acelerado para que você queime mais gordura ao longo do dia, mesmo durante o período de descanso. Os termogênicos têm uma ação mais efetiva quando ingeridos junto com uma atividade aeróbica como a natação para auxiliar na perda de peso.

- Benefícios de praticar a natação:

• Não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto não há grande risco de lesões.

• Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore.

• Gasto calórico de até 600 Kcal/hora.

- Riscos/cuidados na natação:

• Não há riscos para quem pratica natação, sem extrapolar os limites físicos. A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da máxima permitida.


• Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo.


- Principais grupamentos musculares trabalhados na natação:

Quem nada os 4 estilos (crawl, costas, peito e borboleta) trabalha todos os grupamentos musculares.

- Dicas para um melhor rendimento físico na natação:

• A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar.

• Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa. Quando você for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para a natação:

• Óculos de natação: fundamental para proteger os olhos do cloro ou do sal.

• Sunga ou maiô.

• Pranchas: excelente método para aumentar a força nas pernas e melhorar a técnica da pernada e a confiança dentro da água. O material das pranchas varia, podem ser de borracha ou à base de isopor.

FONTE: CorpoPerfeito. O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário