Alerta: Vírus para Android pode gravar conversas do celular

Quem acha que os celulares são seguros o suficiente e não precisam de antivírus, se engana. Os novos sistemas operacionais de smartphones, que trazem praticamente as mesmas funcionalidades de um computador, também estão recebendo novas ameaças.Pesquisadores de segurança se depararam com um Trojan que pode armazenar o conteúdo das chamadas e enviar para o criminoso
Segundo o site Ubergizmo, já existe um vírus, focado em dispositivos com Android, que pode gravar conversas telefônicas secretamente. Os pesquisadores de segurança da CA Technologies, que se depararam com este Trojan, disseram que este vírus é bem mais ameaçador do que as pragas anteriormente encontradas, que apenas gravavam informações como números de telefones e duração das chamadas.

De acordo com a CA, que rodou o Trojan via um emulador, as vítimas são levadas à instalação do vírus por meio de um pedido de autorização (veja na foto abaixo). A partir daí, sempre que o usuário fizer uma chamada, o trojan vai garantir que cada palavra seja salva em um arquivo AMR no cartão de memória SD. Por isso que um dos maiores indícios de infecção é a rápida lotação do cartão de memória. Há ainda a possibilidade do Trojan enviar as conversas gravadas para o criminoso.

A dica para quem quer se proteger é comprar um antivírus para o smartphone e tomar muito cuidado com os arquivos que baixar ou emails que abrir no seu celular.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário