IDC: empresas buscam cloud computing para acabar com complexidade da TI

Instituto prevê que, até 2015, o faturamento do mercado de servidores voltados à computação em nuvem vai exceder os US$ 9 bilhõesPor trás de boa parte dos projetos de cloud computing (computação em nuvem) voltados ao mercado corporativo está a mesma promessa: ajudar as empresas a lidar com ambientes de TI cada vez mais complexos. Esta, pelo menos, é uma das conclusões de um estudo que
acaba de ser divulgado pela IDC, sobre as tendências mundiais desse setor.

De acordo com o levantamento, para reduzir a complexidade da TI, muitas corporações têm optado por adotar sistemas na nuvem privada ou pública. Com isso, o mercado mundial de servidores baseados no conceito de cloud computing deve movimentar US$ 9,4 bilhões em 2015.

No relatório, a analista sênior de pesquisas da IDC, que estuda o mercado de plataformas corporativas e data centers, Katie Broderick, explica: “A computação em nuvem pode simplificar dramaticamente a administração e gestão de muitos data centers e posicionar a TI como uma área de serviços para o resto da companhia.”

Ainda segundo ela, ao terceirizar tarefas cotidianas para os provedores de serviços na nuvem, as equipes de tecnologia podem focar em tarefas que tragam valor ao negócio. “Mas os aumentos de custos são reais e escolher os fornecedores certos para gerenciar ou desenvolver um ambiente é igualmente importante”, alerta Katie.

A pesquisa da IDC revela também que, no caso das nuvens públicas, de forma geral, elas são construídas com equipamentos (servidores) mais simples, voltados a garantir eficiência energética e controle de custos. Enquanto as questões de disponibilidade e segurança ficam concentradas na camada de software.

Em contrapartida, as nuvens privadas tendem a ser construídas com equipamentos mais sofisticados em termos de memória e controle de banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário