Programa que vai destinar US$ 1 bi para o ensino técnico será votado em agosto

O Pronatec, apresentado por Dilma Rousseff, tem a meta de oferecer oportunidades de emprego para 8 milhões de brasileiros até 2014
Técnicos do governo federal estão reunidos nesta sexta-feira, 8/7, para fazer ajustes no Projeto de Lei 1209/11, que prevê a criação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O tema deveria ter sido votado em Plenário no último mês(junho), mas por conta da inclusão de uma série de emendas, sua votação foi adiada para agosto.
O Pronatec, apresentado pela presidente da República Dilma Rousseff em abril, tem a meta de gerar oportunidades profissionais para 8 milhões de brasileiros até 2014. Para isso, prevê a oferta de cursos nas redes públicas (federais e estaduais) de ensino profissional, assim como o financiamento de atividades em instituições privadas.

Na época do lançamento do programa, Dilma Rousseff revelou que, só em 2011, ele tem um orçamento de US$ 1 bilhão. Cerca de 70% do valor é destinado ao pagamento de bolsas em cursos técnicos, para alunos de ensino médio e trabalhadores, enquanto os demais 30% são voltados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativa para promover a educação profissional.

De acordo com informações da Agência Câmara, o relatório final do Pronatec deve ficar pronto até o final de julho, com todas as mudanças necessárias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário